Header Ads

Breaking News
recent

Pós-Verdade : Compartilhamento de Notícias Falsas

Redação ENEM

Palavras-chave: Pós-verdade, notícias falsas ,Hoax: compartilhamento de notícias falsas e suas Implicações em sociedade .
                             


Segundo o filósofo Habermas, os meios de comunicação seriam fundamentais para a conquista da razão comunicativa. De fato, com o advento de aparatos de tecnologia sofisticada, como os telefones móveis, em  consonância com a internet, foi possível a comunicação atravessar fronteiras, sem a necessidade de deslocamento humano. Contudo, todo esse desenvolvimento nem sempre é bem utilizado, visto que muitos indivíduos têm feito do “mundo virtual” um palco de boatos e mentiras, o que pode trazer más consequências para a sociedade. Não obstante Sócrates tenha afirmado, em uma de suas parábolas, que uma informação deve passar pelas “três peneiras”, sendo a primeira a da verdade, a sociedade não tem feito isso.

Em virtude do compartilhamento de falsas notícias, muitos mal-entendidos sérios têm sido gerados. Foi o que aconteceu recentemente com o médico Dráuzio Varella. Ele foi vítima da mentira de uma internauta, que o acusou de afirmar que o exame de mamografia poderia gerar câncer. Essa informação errônea pode induzir a não realização do exame. Ademais, muitas pessoas, sobretudo artistas, são vítimas dos falsos óbitos. No início deste ano, por exemplo, a atriz Laura Cardoso foi dada como morta nas redes sociais, de forma que familiares e amigos sofreram pela suposta morte, até que a verdade foi descoberta. Além do desconforto gerado, alguém com problemas cardiovasculares poderia ter sido hospitalizado. Isso evidencia a gravidade dos boatos.

Ademais, entre o descuido e a má intenção, usuários tendem a compartilhar conteúdos que colaborem com seus pontos de vista, independentemente de serem verdadeiros ou não. No Brasil e no mundo é crescente a preocupação com a proliferação de boatos e notícias falsas pela internet, facilitada nos últimos anos a partir da popularização das redes sociais e plataformas móveis de comunicação, incluídas aí o "WhatsApp e o Twitter", entre outras. Para os analistas, com o passar do tempo a população vai aprendendo a diferenciar o conteúdo falso do verdadeiro, mas alertam: as pessoas tendem a compartilhar links que dizem o que elas pensam, sem se importar se aquilo é verdade ou não. Em último caso, a saída é a Justiça.

Por conseguinte, o fator crucial para inibir a propagação de falsas notícias é a construção de uma sociedade mais crítica, capaz de investigar as fontes das notícias que lê, e mais disposta a denunciar autores de mentiras na internet. Desse modo, é preciso cobrar mais responsabilidade de empresas como Facebook e Google, na verificação da veracidade dos conteúdos que distribui e que a imprensa tradicional, quando traz à tona a questão das notícias artificialmente plantadas, cumpre um importante papel para conscientizar e esclarecer a população sobre o tema.

Entenda Mais sobre o Tema Aqui  e no link abaixo:


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.