Header Ads

Breaking News
recent

A Questão do Suicídio entre jovens: Redação Enem

A Questão do Suicídio entre jovens

Sucesso da Netflix, "Os 13 Porquês" divide opiniões ao tratar de suicídio adolescente
Pessoa ao celular

      O crescimento constante da taxa de suicídios entre jovens vem chamando atenção da sociedade a cada dia, sobretudo no que tange problemas relacionados à depressão, abusos sexuais, drogas, separação dos pais e problemas decorrentes de atração por pessoas do mesmo sexo. Contudo, é importante ressaltar que um desses fatores, por si só, pode ser demasiadamente relevante para levar um jovem ao suicídio - muitos adolescentes estão sobrevivendo a mais de um.

    Dados divulgados pela BBC Brasil indicam que, entre 1980 e 2014, a taxa de suicídio entre jovens de 15 a 29 anos aumentou 27,2% no Brasil. Estes dados são preocupantes e merecem um olhar do poder público e da sociedade como um todo. Ademais,Por que os jovens brasileiros estão cometendo suicídio  no auge de sua juventude? Quais as razões que levaram estas pessoas a tirar a própria vida, justamente num momento mágico de descobertas, de crescimento físico e intelectual, de aptidões que afloram, de talentos que surgem, de paixões intensas, de conquista da própria liberdade, de tantas possibilidades que estão por vir?.O assunto é sério e merece muita reflexão. Não há, obviamente, uma única razão que explique a angústia e o sofrimento intenso de quem decidiu por fim à vida.


    Desse modo, é importante observar que a depressão está aumentando em toda a população, inclusive entre os mais jovens. Segundo a "Organização Mundial de Saúde" (OMS), o Brasil é o país campeão mundial do transtorno de ansiedade e somos o quinto em número de pessoas com depressão; o que significa aproximadamente 11,5 milhões de brasileiros. Assim, doenças do corpo ou doenças da mente podem levar pessoas à morte. Cada uma de um jeito.  Depressão é uma doença que pode matar e as pessoas não tem levado isso a sério. Infelizmente, muitos enxergam o suicídio como uma solução diante de uma situação problemática pela qual estão passando. A maioria não procura fazer tratamento ou consultar um psicólogo. Muita das vezes, não é um único fato sério ou situação que leva o jovem a querer terminar com a própria vida. Uma série de pequenas, mas decepcionantes circunstâncias podem criar na mente do jovem a imagem de um futuro sem esperanças.


   Por conseguinte, é importante que a sociedade como um todo atente para as causas e consequências relacionadas com a problemática do suicídio. Dessa forma, os pais precisam conversar abertamente, sem nenhum tipo de preconceito, com seus filhos, e saber escutar e procurar entender o que se passa na cabeça de um jovem pode ser uma boa opção para começar.


Link 1, Link 2, Link 3


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.